sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Frente à caixa estúpida

O cansaço e a falta de tempo não têm permitido avançar nas diversas séries que costumo acompanhar.
Na última semana, vi os primeiros episódios da 2ª temporada de Last Man Standing, com Tim Allen, e ontem o primeiro episódio de The Following, de Kevin Williamson (o mesmo de Scream, Dawson´s Creek, The Vampire Diaries), com Kevin Bacon e James Purefoy.

The Following é claramente uma série americana, na abordagem, nos clichés, na construção narrativa. Uma espécie de Scream com esteróides, polvilhado com Edgar Allan Poe.

O piloto apresenta-nos Ryan Hardy - Kevin Bacon, um ex-agente do FBI, que é chamado como consultor na investigação e caça ao serial killer Joe Carrol - James Purefoy, criminoso que ajudou a prender 10 anos antes.
O primeiro episódio mostra-nos a fuga e consequente captura de Carrol, que dá mote para o que vem para a frente. O título da série refere-se aos seguidores de Carrol, que continuarão a missão sangrenta do "líder" na prisão.
The Following podia ser um caso de muita parra e pouca uva, não é, a parra já é muito pouca, a série é mais violenta e gore do que o habitual para um canal como a FOX, mas a violência parece demasiado gratuita (diria que daquilo que conheço de Williamson não é propriamente uma surpresa). O episódio piloto é pouco convincente, Carrol é pouco mais do que uma caricatura e Hardy é a clássica figura do agente caído em desgraça depois de um caso bem resolvido. A série não trabalha grande coisa, tudo acontece demasiado depressa e o relacionamento entre as duas personagens parece um Silêncio dos Inocentes em mau.
Enfim, um gostinho amargo, terei vontade de ver os restantes 14 episódios?

Last Man Standing é uma série à imagem do seu protagonista e do humor que o caracteriza, a série destila Tim Allen por todos os poros.
A primeira série agradou-me, já que o sentido de humor, boçal, sarcástico e "machista" me agrada, no entanto, esta segunda série trouxe uma mudança de três atores (Alexandra Krosney cedeu o lugar a Amanda Fuller  como Kristin Baxter; Evan e Luke Kruntchev deram lugar a Flynn Morrison como o filho de Kristin, Boyd; e  Nick Jonas desapareceu para Jordan Masterson ser Ryan, o pai de Boyd), para consequentemente Boyd e Ryan terem mais tempo de antena. Pessoalmente, a troca de atriz não me convence e Boyd e Ryan são cada vez mais personagens irritantes, tanto pela forma como estão escritas, como pelos atores que as encarnam.
Provavelmente, estas duas séries vão ter o mesmo destino na minha grelha, dar lugar a duas outras...

Sem comentários:

Enviar um comentário